A Americana Helen L. Irlen é conhecida internacionalmente como educadora, pesquisadora, terapeuta, especialista na área de disfunção visual. Seu trabalho ao longo de 40 anos em pesquisas, lhe renderam o nome da sindrome que a seguir vamos lhes informar.
A Síndrome de Irlen (SI) é uma disfunção visuoperceptual relacionada à exposição a certos tipos de iluminação, intensidade, comprimentos de onda, contraste e frequências espaciais, que induzem dificuldades no processamento de informações, o que requer maior exigência atencional e visual, como é o caso da leitura.
As dificuldades decorrem, principalmente, em razão de déficits no processamento das informações visuais.
SI não é uma problema, é uma condição de vida. Pacientes portadores da SI investem grande esforço em atividades de leitura devido à pouca eficiência e distorções que exigem adaptações visuais constantes. O contraste criado pelo texto impresso contra o papel branco, provoca a sensações como se o texto estivesse sendo “engolido pelo branco à sua volta” reduzindo o tamanho das letras.
Este esforço visual gera fadiga, lentidão, desconforto. Também reduz a tolerância e tempo de exposição à atividade de leitura. O resultado é o comprometimento na manutenção por constante atenção, memorização e compreensão do texto.
Informações adicionais, consulte a página de informativos